sexta-feira, junho 05, 2009

WC: sanita “para deficientes”

(c) 2002 Pedro Homem de Gouveia

O DL 163/2006 exige que o bordo superior da sanita esteja a 45cm de altura do piso (mais ou menos 1cm).

As “sanitas para deficientes” que encontro nos catálogos de loiças sanitárias não cumprem esta norma. Posso usá-las?


Não tem de usá-las, nem pode.

Existe, de facto, o hábito de colocar nas instalações sanitárias acessíveis as sanitas designadas como “para deficientes” nos catálogos de loiças sanitárias.

Deve notar-se, todavia, que esse hábito não decorre da lei e pode, inclusive, violar as suas disposições.

Como se sabe, nas normas não encontramos a expressão “devem ser usadas sanitas designadas como para deficientes nos catálogos”. Nem se exige que a abertura frontal que estas sanitas geralmente têm.

O que o DL 163/2006 de facto estipula no ponto 2.9.4, alínea 1), é a altura ao bordo superior da sanita. Por isso, se a sanita não cumprir com o exigido nesse ponto, ela não poderá ser usada. Independentemente de ser designada como “sanita para deficientes” num catálogo.

Como fazer?

A alternativa é muito simples, na verdade: qualquer sanita suspensa que fique com o bordo superior à altura indicada cumpre a exigência do DL 163/2006. Existe portanto uma infinidade de opções – em formato, estilo, cor, etc.

Uma nota adicional: as referidas sanitas “para deficientes” muitas vezes não têm um espaço livre sob o assento que permita a sua sobreposição à zona de rotação (círculo de 1,5m de diâmetro) exigida no interior da instalação sanitária.


PHG 5JUN2009

2 comentários:

Manuela Ralha disse...

Olá Pedro, muito obrigada por ter aderido ao meu grupo...
Queria perguntar-lhe onde posso encontrar um catálogo credível de sanitas e outros materiais para sanitários e adaptações?
Desde já desejo-lhe um bom ano. Um abraço. Manela

melo disse...

Ola boa noite
Andava nas pesquisas sobre casas de banho para defecientes, ja que estou a pensar em abrir um restaurante,mas tenho um impase a minha camara local nao me sabe explicar ao serto o que é preciso para o wc no restaurante, como encontrei aqui alguns comentarios do sr eng,se for possivel gostaria que me ajudase com alguma informaçao.
obrigado
joaom3lo@hotmail.com